EDUCAÇÃO INFANTIL CNSL!

EDUCAÇÃO INFANTIL CNSL!

sábado, 30 de outubro de 2010

CHEGOU O GRANDE DIA!

No dia 22 de setembro, tivemos um Encontro Literário no nosso colégio. Cada turma ficou encarregada de trabalhar com uma história, explorando-a de diversas maneiras. Foi realmente enriquecedor e divertido, permitindo adquirir conhecimentos e compreender valores importantes, para serem, de fato, praticados no dia a dia.

É importante que saibamos, desde o início de nossa convivência social, que as diferenças existem e que precisam ser respeitadas e encaradas como oportunidades de aprendizagem. Por isso, o tema escolhido pelas professoras da Educação Infantil para participar do Encontro Literário foi a “diversidade”. Todos nós somos verdadeiros exemplos de que a diversidade é um fato, pois somos únicos e singulares, completamente diferentes uns dos outros. Precisamos abrir os olhos das crianças para aquilo que as cerca, favorecendo o desenvolvimento de seu espírito crítico, para que percebam que a diversidade é importante, pois, o que seria do mundo se todos fossem iguais? Foi por esta preocupação que propusemos uma série de vivências que buscaram fazer as crianças perceberem que o diferente é natural, afinal, até mesmo nosso corpo possui um lado diferente do outro, não é?
Para facilitar o trabalho utilizamos como foco principal, o Livro “A Felicidade das Borboletas”, de Patrícia Engel Secco, que conta a história de uma menina cega que se tornou bailarina. Através desta história, foram introduzidas técnicas como a do relevo com areia, a caixa mágica, a escultura com argila, demonstração do Braille, entre outras que fizeram as crianças perceberem que outros sentidos, além da visão, podem ser desenvolvidos quando esta não for privilegiada, podendo “enxergar com o coração” ou “sentir com as mãos” aquilo que os olhos não podem ver. É muito significativo ver a sensibilidade das crianças ao discutirem sobre o assunto, percebe-se que o preconceito não é algo que nasce com elas, mas que vai se desenvolvendo ao longo de sua convivência na sociedade, por isso é nosso dever colaborar para que isso não aconteça.

Diversidade começa igual a diversão. São palavras amigas, pois sem diversidade não haveria diversão! Há alguém que seja exatamente igual a você? Ninguém é igual a ninguém e nisso somos iguais! (Trecho retirado do livro: Diversidade: Somos diferentes, únicos e especiais – Ciranda Cultural).


E DEPOIS DE CERCA DE DOIS MESES DE TRABALHO, EIS QUE PUDEMOS VER O RESULTADO. MONTAMOS UM LINDO ESPAÇO, ONDE AS CRIANÇAS CONTAVAM PARA OS VISITANTES TUDO O QUE APRENDERAM DURANTE ESTE PROJETO! FOI GRATIFICANTE VER O ENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NESTE ENCONTRO, DEMONSTRANDO QUE REALMENTE HAVIAM CONSTRUÍDO VALIOSAS APRENDIZAGENS ATRAVÉS DE TUDO O QUE ESTAVA SENDO MOSTRADO.

FOI UM SUCESSO! PARABÉNS A TODOS, VOCÊS FORAM MARAVILHOSOS...
































2 comentários:

  1. Parabéns, gurias!Parabéns aos alunos das turminhas de ed. infantil!!! Estava tudo maravilhoso e todos os trabalhinhos que foram apresentados no encontro Literário nos fazem perceber quanta dedicação e empenho para que os pequenos desenvolvem plenamente suas habilidades...
    Muitos beijos da profª Dani e da turma 12

    ResponderExcluir
  2. Foi fantástico o trabalho desenvolvido com as crianças. Era previsível que o resultado ficasse excelente como ficou!
    Parabéns pela dedicação...

    ResponderExcluir